quarta-feira, 4 de abril de 2012

Exercite sua força



Exercícios de força aumentam a potência de um músculo específico desafiando-o com alguma resistência. Isso pode ser feito com pesos, faixas elásticas ou até com o próprio corpo. O método mais comum é levantar e baixar um peso devagar visando a um músculo ou grupo de músculos.
Se você acha que esse é o melhor tipo de exercício para jovens, pense de novo. Essa é, provavelmente, a forma mais importante de se exercitar para prevenir a fragilidade e as deficiências associadas ao envelhecimento. Por quê? Sem a força muscular, a capacidade de andar, sentar-se, ficar de pé e se abaixar diminui.
Quando idosos se esforçam para se levantar e andar, a razão é uma só: a força muscular deles diminuiu. Sim, lesões ou doenças podem ter limitado a capacidade deles de praticar alguma atividade física, mas, na verdade, são os músculos fracos que limitam a mobilidade. E apenas músculos mais saudáveis – conseguidos por meio de exercícios de força –podem devolver essa mobilidade.
Exercícios de força trazem outros benefícios importantes. Eles reduzem o risco e os sintomas de osteoporose, doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. Também ajudam a melhorar o sono e a reduzir o risco de depressão. Um estudo descobriu que eles melhoram o equilíbrio até em pessoas de meia-idade, que você acha que não teriam problemas de equilíbrio.
Você pensa que exercícios de força são muito difíceis ou que não tem habilidade para fazê-los? A verdade é que esse tipo de atividade em geral cansa menos do que as atividades aeróbicas e podem ser feitas em um lugar e com tempo  limitados. Você precisa de poucos equipamentos – apenas alguns halteres –, mas a maneira de fazê-los é essencial. E o melhor é que você verá resultados em algumas semanas.
Além disso, exercícios de força aceleram o metabolismo em quase 15%, o que ajuda a perder peso. Talvez seja por isso que, mais do que nunca, pessoas acima de 65 anos começam a fazer atividades para aumentar a força. Uma coisa importante de se lembrar ao fazer exercícios é que músculos pesam mais do que gordura. Ao começar a se exercitar, você fortalece os músculos e perde gordura, por isso pode perder flacidez sem perder peso.





Deixe seu Corpo Falar Bem de Você
Fitness Academia
Professor Juliano Balbinot
Cref 001126 G/PR
(Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader´s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário