sábado, 25 de fevereiro de 2012

Antes das atividades físicas, o que comer?


É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 60 a 90 minutos antes do treinamento. Este período é bem variável, pois enquanto algumas pessoas podem apresentar um ótimo rendimento realizando uma alimentação sólida apenas 30 minutos antes do exercício, para outras essa prática pode ser desastrosa.
Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deveria conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras. Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.
Logicamente, as quantidades não foram especificadas devido as grandes variações individuais. Além disso, devemos lembrar que as opções acima são apenas sugestões, devendo-se sempre respeitar os hábitos, preferências, alergias, aversões e intolerâncias alimentares de cada um. No período entre essa refeição e o treinamento (60 – 90 minutos) deve-se garantir um aporte hídrico entre 500 ml e 1000 ml.
Para os que estão em um nível intermediário ou avançado de treinamento, a inclusão de uma suplementação, entre 15 e 30 minutos, antes do treino pode ser de grande valia. Nesse período, a suplementação é preferível à alimentação sólida, pois causará um rápido esvaziamento gástrico, evitando qualquer tipo de desconforto.
Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que o mantenha em estado anabólico durante o exercício, além de proporcionar um ótimo rendimento. Já, após o treino, o principal é garantir uma ótima recuperação do organismo. Muitas pessoas ainda acham que o crescimento muscular ocorre exatamente no momento do exercício, mas, na verdade, a maior parte do processo de hipertrofia acontece durante o período de descanso.
O stress causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais provoca microlesões nos músculos envolvidos. Para ocorrer à hipertrofia, essas microlesões devem ser adequadamente reparadas num patamar superior ao anterior. Portanto, a fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular.
Se o indivíduo não estiver completamente recuperado, a musculatura responderá de maneira negativa, dificultando a hipertrofia. Nesse processo recuperativo, o descanso e uma ótima nutrição são fatores cruciais. Sem dúvida, todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta e/ou esportista são importantes, para isso lembre-se de seguir orientações de especialistas na área de Nutrição seguida de uma ótima prescrição de exercícios físicos adequados a você, sempre realizado e acompanhado de perto por  um profissional de Educação Física.

Deixe seu corpo falar bem de você
Fitness Academia
Professor Juliano Balbinot
Cref 001126 G/PR
Referência:http://musculaçãoecia.com.br

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Avaliação Física


  Provavelmente já tenha ocorrido com você de matricular-se em uma academia e receber o aviso de que precisará passar por uma avaliação física antes de começar treinar. Já ouvi algumas pessoas dizerem que tal procedimento é desnecessário e criado para a academia apenas ”pegar” mais dinheiro do aluno. Os que pensam desta maneira estão cometendo um grande equívoco. A avaliação física é imprescindível para o profissional avaliar a sua atual situação física e elaborar o melhor planejamento para o seu caso.

       A importância da avaliação física é identificar os objetivos do aluno, o seu nível de condicionamento físico, eventuais alterações posturais que possam dificultar ou impedir a prática de determinados exercícios e acompanhar a evolução do aluno. Para o diretor, a avaliação física é, acima de tudo, diagnóstica, pois tem como objetivo identificar o índice de aptidão física e/ou a existência de patologias. Como exemplo disso, o aluno pode ser portador de alguma doença que pode se agravar com a prática do exercício físico.

       Esses resultados são fundamentais para se obter um treino adequado e de acordo com a capacidade e objetivo de cada aluno. Em contrapartida, a falta de uma avaliação física pode gerar grandes complicações.

       As individualidades de cada aluno também são fatores importantes para um resultado satisfatório. Cada treino é elaborado de acordo com os objetivos específicos de cada aluno, incluindo seu nível de aptidão física e a preferência das diferentes modalidades de exercícios que a academia oferece. “Para melhorar a resistência aeróbica, por exemplo, o aluno pode participar de uma aula de spining e caminhar/correr na esteira, ou até mesmo participar de uma aula de step”, completa Guiselini.

       A avaliação física é realizada por um professor de educação física especializado e por um médico cardiologista. Por este motivo, é comum confundir esse tipo de avaliação com avaliação médica. Porém, há uma grande diferença entre elas. A avaliação médica verifica se o aluno está apto, sob o ponto de vista médico, para se exercitar. Já a avaliação física tem como objetivo identificar o nível de aptidão física e, a partir disso, fazer a prescrição de exercícios.

Uma avaliação física confiável deve conter os seguintes passos:

•Avaliação da composição corporal Determina o percentual de gordura, massa magra, índice de massa corporal e peso.
•Avaliação Postural – Verifica as alterações posturais e norteia a prescrição de exercícios e atividades indicadas individualmente.
•Avaliação Antropométrica – Confere peso, estatura e circunferências. Analisa se existe alguma assimetria e diferença entre os membros do corpo humano.
•Testes Físicos – Testa à capacidade aeróbica, força muscular e flexibilidade, resistência muscular, por meio de corridas na esteira/ bicicleta, e exercícios no colchonete; tudo acompanhado de um monitor de freqüência cardíaca.

Deixe seu corpo falar bem de você
Fitness Academia
Professor Juliano Balbinot
Cref 001126 G/PR
Ref: http://www.treinototal.com.br

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Alimentação e Exercício

       A Interação entre a prática de exercícios físicos e nutrição é a arma mais eficaz para quem busca um corpo em equilíbrio. Somente a prática de exercícios físicos não garante um corpo desejado. Uma alimentação equilibrada é importantissíma no caminho da busca deste objetivo.
        A prática de exercícios físicos localizados, orientados e supervisionados por um Profissional habilitado é indispensável na busca da perda de gordura, principalmente na barriga, o famoso “abdominal”, isso auxilia na perda de gordura localizada, mas não elimina 100% de todo o estoque localizado nos “pneuzinhos”. Neste caso é fundamental adotar uma dieta equilibrada e elaborada por um nutricionista que conheça e avalie caso por caso, com o máximo de atenção possível. sendo assim, isso garante a maximização da perda de peso.
        Além de ajudar na construção de um corpo saudável, a nutrição aliada à prática de exercícios físicos orientados por profissionais habilitados, também auxilia na prevenção de lesões, além da diminuição dos desgastes físicos sofridos.
        Lembre-se. Cada caso é um caso, o tipo de exercício, a intensidade e o organismo de cada pessoa, deve ser levado em consideração para que seja elaborado um perfeito plano de exercícios e também uma dieta que favoreça o tão sonhado “corpo perfeito”, ou até mesmo aquele corpo Sarado.

Deixe seu corpo falar bem de você
Fitness Academia
Professor Juliano Balbinot
Cref 001126 G/PR