Não basta ir à academia e levantar peso, um corpo sarado e saudável precisa de cuidados que vão além do treino.
![]() |

Carro sem gasolina não anda. O iniciante que quer malhar e perder peso faz uma conta simples: "Se eu quero secar as gordurinhas o melhor é ir malhar sem comer nada". Esse pensamento faz com que muitas pessoas saiam de casa de estômago vazio direto para as academias. E isso é um erro. "Se você pratica uma atividade física em jejum significa que sua taxa de açúcar no sangue está baixa. E é o açúcar que dá a energia. Se o corpo está sob esforço ele precisa tirar essa energia de algum lugar. Além do risco de um desmaio a pessoa acaba queimando massa muscular - que é aonde o organismo encontra energia quando em jejum", alerta Prof. Juliano. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, mas de modo geral não se queima gordura assim que se começa a exercitar-se. "Há pessoas que só começam a queimar gordura depois de 30 minutos de exercício aeróbico, por isso é importante que enquanto elas não atinjam esse tempo tenham se alimentado antes para prover a energia para o corpo", afirma.
Juliano Explica que uma hora antes do início das atividades devemos ingerir alimentos ricos em carboidratos (são eles que serão transformados em energia), como pão, macarrão, bolachas, cereais, etc. "Assim você terá energia suficiente para terminar os exercícios". Quem quer músculos mais poderosos deve levar em conta a ingestão de alimentos ricos em proteínas após os treinos.
Independente do objetivo dos atletas, uma alimentação balanceada deve ser um costume diário. Cereais, legumes, verduras, proteínas, frutas e carboidratos, sem exageros, são importantes para a construção muscular e a manutenção do equilíbrio. Consultar um nutricionista que pode avaliar o metabolismo individual é uma opção. "Assim cada um conhece seus limites e necessidades e, com um bom acompanhamento profissional, terá melhores resultados com as atividades físicas".
Fitness Academia
Professor Juliano Balbinot
Cref 001126-G/PR